terça-feira, 9 de agosto de 2011

J. K. Rowling - História


Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Transformou a data de seu nascimento no dia do aniversário de seu protagonista Harry Potter, dando pistas de que o bruxinho, que a transformou numa das mulheres mais ricas do Reino Unido, é seu alter-ego. Quando criança, J. K. Rowling costumava contar histórias para sua irmã mais nova, e também era craque em entreter seus colegas na hora do recreio com longas histórias seriadas em que ela e sua turma apareciam em papéis heróicos e corajosos.


Formada em literatura e filologia francesa, Rowling escreveu a primeira aventura de Harry Potter em papéis avulsos, na mesa de um café que ficava próximo ao minúsculo apartamento onde morava com a filha, Jessica, na Escócia. Rowling tivera a idéia para a trama anos antes, em 1990, numa viagem de trem de Manchester para Londres. “Eu estava viajando de volta para Londres num trem lotado quando a idéia para a história de Harry Potter simplesmente apareceu em minha mente. Eu sempre escrevi muito desde os seis anos de idade, mas nunca havia me sentido tão empolgada com uma idéia antes”, diz ela. “Naquela mesma noite, eu comecei a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal.”

No entanto, logo depois, J. K. Rowling se mudou para Portugal, e adiou o projeto de escrever o livro, que naquele momento tinha apenas os três primeiros capítulos prontos. Depois de separar-se do pai de sua filha, a escritora voltou para a Escócia e foi lá que Harry Potter finalmente ganhou vida. A autora estava determinada a terminar a história e escrevia em ritmo acelerado. Após inúmeras rejeições, os originais foram aceitos pela editora Bloomsbury. A primeira edição inglesa do livro foi lançada em julho de 1997 – sucesso local de crítica e público. Além das crianças e jovens, público-alvo das aventuras do menino bruxo, Harry Potter acabou conquistando milhares de fãs adultos.

Desde então, os seis livros da série Harry Potter foram traduzidos para 65 idiomas e venderam mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo (mais de 200 territórios), 3 milhões só no Brasil, gerando uma série de produtos e filmes inspirados no personagem. O sétimo livro vendeu mais de 8,3 milhões de exemplares somente nas primeiras 24 horas do lançamento nos Estados Unidos, em julho de 2007. No Brasil, Harry Potter e as Relíquias da Morte teve tiragem de 400 mil exemplares.

Além dos sete livros da série Harry Potter, J. K. Rowling assina, sob pseudônimos, os divertidos Quadribol através dos séculos, um histórico completo sobre o jogo quadribol, uma das especialidades esportivas de Hogwarts, e Animais fantásticos & onde habitam, guia adotado pelos professores da escola de magia, ambos publicados no Brasil pela Editora Rocco. A autora cedeu os direitos de publicação das duas obras para a Comic Relief, uma organização humanitária criada por comediantes britânicos para ajudar crianças carentes.

J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.


Fonte:
veja mais é só clicar

Nenhum comentário:

Postar um comentário