sábado, 15 de novembro de 2014

Steampunk


Oi galera como vão vocês? Eu vou indo bem. Já ouviram falar de Steampunk? Não então vou falar sobre um estilo que acho super bonito e fantástico o Steampunk, gente sério morro de amores pelo steampunk mesmooooooo.

Todo mundo já deve ter olhado o filme “As Loucas Aventuras de James West” protagonizado por Will Smith, esse filme tem como temática o Steampunk.
Will Smith como James West - Filme "As Loucas Aventuras de James West" de 1999
O Steampunk se popularizou na década de 1980, principalmente na literatura, com obras ambientadas no passado onde as conquistas tecnológicas aconteceram mais cedo do que na história real. A literatura se tornando assim o primeiro meio de divulgação do estilo, abrigando romances de alta qualidade. Sendo o maior deles Julio Verne, o propagador mais popular do movimento, responsável por obras bastante lidas até hoje, como “20.000 Léguas Submarinas”, “Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Viagem ao Centro da Terra” nestas obras a tecnologias avançadas para a época, como submarinos e potentes escavadeiras, levavam o ser humano a locais extraordinários, como o fundo do mar e o núcleo do planeta. Com os autores convivendo quase no mesmo período, grande parte das tramas que abordam o steampunk ambientam-se na mesma época: a era vitoriana, período britânico de governo da Rainha Vitória, de 1837 a 1901. Ainda assim, universos paralelos de alguns autores conseguem trazer alguns desses temas para os dias de hoje, em uma literatura especulativa.
No steampunk, a tecnologia a vapor não foi rapidamente superada, desenvolvendo-se mais do que todas as outras e sendo o grande invento do homem, enquanto a eletricidade fica em segundo plano. Junte isso com um excesso de aparelhos mecanizados e está criado o cenário para essas aventuras.
Com essas mudanças no curso da humanidade, tudo é afetado. Cientistas e engenheiros criam diversas bugigangas de uso militar ou civil, enquanto a arquitetura das cidades abusa de engrenagens e estruturas metálicas.
Ah e engana-se quem pensa que é só um universo ficcional exitem encontros de Steampunk pelo mundo, onde é praticamente uma filosofia para quem o celebra fielmente.
Confira algumas fotos.
  






Bem gente por hoje é isso espero que tenham gostado.
Até a próxima. Beijos da Aika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário